Introdução
O que é um Servidor?
Podemos definir servidor como um computador ligado em rede local, acessando ou não a rede mundial de computadores, que tem a função de disponibilizar um determinado serviço aos outros computadores e dispositivos portáteis, este serviço pode ser de impressão, armazenamento, internet entre outros.
Um servidor é importante para armazenar também informações que requerem consistência e segurança, ele tem essas características por não ser utilizado pelos usuários para tarefas do dia-a-dia.Isso diminui os riscos de danos virtuais como vírus de computador...
O que é um Cliente?Os clientes são as máquinas utilizadas para as tarefas comuns executadas pelos usuários, incluindo o acesso remoto (em rede local ou não) aos dados contidos no Servidor.
Virtualização dos Servidores
O que é virtualização ?
Na área de TI virtualização é o ato de criar máquinas virtuais, máquinas que não existem fisicamente, por exemplo: Se o computador puder virtualizar 3 servidores, com isto o administrador usa um único meio físico para 03 máquinas com funções diferentes, que podem ser acessadas separadamente através da internet. Uma definição mais acadêmica sobre virtualização pode ser “técnica que combina ou divide recursos computacionais para prover um ou mais ambientes operacionais de execução” [Nanda e Chiueh, 2005], sendo chamado de máquinas virtuais.
Porque ela foi desenvolvida?
A virtualização surgiu em 1960 com os mainframes (computadores de grande porte), naquela época era muito caro adquirir e manter um mainframe, e devido ao elevado preço, estes equipamentos só eram acessíveis a universidades e órgãos públicos, com isto havia a necessidade de compartilhar o mesmo meio físico para realizar operações e executar aplicativos de diferentes finalidades.
Este conceito é, também, conhecido como LPAR (Logical Partitioning – Particionamento Lógico) que permite a divisão de um único servidor em vários servidores ou partições "virtuais" totalmente independentes, onde cada partição pode executar sistemas operacionais distintos e dimensionar o hardware necessário como: processador, memória e armazenamento, para a real demanda dos aplicativos instalados e disponibilizados. Originalmente, um termo desenvolvido e utilizado apenas para mainframes na época.
Qual a diferença entre virtualização e múltiplos usuários em um só servidor?
Muito se confunde um servidor virtual com as opções de acesso remoto com mais de um usuário. A principal diferença é que as máquinas quando virtualizadas são completamente independentes. Já a máquina com vários acessos, é uma só, com os hardwares e softwares compartilhados (mesma unidade de armazenamento, mesmo sistema operativo, mesmos softwares instalados, etc).
Os Servidores virtuais contam também com divisão de hardware. No servidor físico em que eles se encontram é possível selecionar e/ou limitar a quantidade de memória RAM máxima, disco rígido, memória de vídeo, e todos os outros recursos de hardware possíveis para cada máquina virtual. Isso mantém a harmonia no desempenho quando acessadas remotamente, sem que uma interfira no desempenho de processamento da outra (no limite da capacidade de hardware da máquina física). Esse controle não é possível nos acessos remotos simultâneos.
Porque é melhor virtualizar?
A virtualização nos trás “N” benefícios, entre eles podemos citar:
Redução do espaço físico necessário para armazená-los(SERVIDORES);
Redução do consumo de energia dos equipamentos;
Redução da dissipação de calor, e conseqüentemente da necessidade de refrigeração (grande vilão de consumo); (O meio ambiente agradece :)
Redução das conexões de cabos de rede. Menos cabos, significa menor número de portas de switch necessárias;
Redução de tomadas e cabos de energia;
Redução de HBAs e Switches Fiber Channel para acesso ao storage
Com isso tudo, reduzimos a complexidade do ambiente, e indiretamente centralizamos o gerenciamento.
Além dos benefícios citados acima, insta salientar que um dos melhores benefícios gerados pela virtualização é o fato de que quando houver a necessidade de criar um novo servidor basta criar uma nova maquina virtual, isto conseguimos de maneira rápida e econômica já que não há necessidade de adquirir um novo equipamento(hardware), e em um único servidor físico podemos criar “N” servidores virtuais conforme o suporte do hardware, reduzindo assim o consumo de energia, reduzindo também a necessidade de um espaço físico para manter os servidores.
Como posso realizar a virtualização?
Existem inúmeros softwares para realização da virtualização, dentre eles citamos: VMWARE, Microsoft PCVirtual entre outros. Empresas de grande porte podem optar por realizar a virtualização de seus servidores adquirindo um computador robusto que suporte a virtualização de seus inúmeros servidores, empresas de pequeno porte também podem optar pela virtualização com um computador de médio porte e com baixo custo, optando por softwares freeware que realizam o trabalho de virtualização com excelentes resultados.
Conclusão
Concluímos com este trabalho que a virtualização de servidores é uma excelente solução para pequenas e grandes empresas.Com esta tecnologia as empresas além de economizar muito com seus equipamentos e gastos de energia elétrica, contribuem com o meio ambiente, evitando o desperdício de energia e o consumo de ar-condicionado, que prejudica a camada de ozônio.
Fontes de consulta:
www.virtueit.com.br (Visitado dia 11/05/09)
http://www.baguete.com.br/blogs/post.php?id=4,119 (Visitado dia 14/05/09)
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário só aparecerá aqui no BlooTI após aprovado por nossa equipe.