Moodle é um software livre executado em um ambiente virtual que auxilia na aprendizagem.
O conceito foi desenvolvido pelo educador e cientista computacional Matin Dougiamas. O sistema é voltado para programadores e professores que visam administrar atividades educacionais em um ambiente virtual e compartilhar o conhecimento com seus seguidores. O sistema permite à alunos e professores integrarem-se estudando ou lecionando em ambientes virtuais...
Segundo Dougiamas “(...) não só trata a aprendizagem como uma atividade social, mas focaliza a atenção na aprendizagem que acontece enquanto construímos ativamente artefatos (como textos, por exemplo), para que outros os vejam ou utilizem.”
O Moodle é gratuito e pode ser acessado por diversos Sistemas Operacionais desde que executem a linguagem PHP como por exemplo: Unix, Linux, Windows, Mac OS.
Como base de dados pode ser utilizado o MySQL, PostgreSQL, Oracle, Access, Interbase ou qualquer outra Base de Dados acessível via ODBC (Open Database Connectivity).
Desenvolvido com a colaboração de diversos professores, programadores, designers, alunos e usuários de todo o mundo, o Moodle encontra-se disponível em diversos idiomas atendendo assim diversos países, possui também a tradução em Português BR.
Muitas instituições de ensino estão adotando-o como ferramenta no auxilio da aprendizagem, não somente para cursos a distancia como também em cursos presenciais, colaborando assim com a transmissão do conhecimento. Instituições não educacionais utilizam o Moodle como ferramenta que auxilia no desenvolvimento de seus projetos. Empresas também utilizam o Moodle para treinar funcionários recém contratados.
O Moodle é semelhante ao sistema mundialmente conhecido como Orkut, porém, tem o foco na educação e não no relacionamento humano.
Os cursos podem ser configurados em três formatos, de acordo com a atividade a ser desenvolvida:
• Formato Social – em que o tema é articulado em torno de um fórum publicado na página principal;
• Formato Semanal – no qual o curso é organizado em semanas, com datas de início e fim;
• Formato em Tópicos – onde cada assunto a ser discutido representa um tópico, sem limite de tempo pré-definido.
Principais características
O sistema disponibiliza como recursos para o desenvolvimento das atividades: materiais; avaliação do curso; chat; fórum; lição; questionário; pesquisa de opinião; tarefa; trabalho com revisão, e diversos outros recursos.
Artigo por Jean Charles de J Moreira, todos os direitos reservados.
@jeancjm
@blooti
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário só aparecerá aqui no BlooTI após aprovado por nossa equipe.