A Google, maior empresa de informática mundial, acaba de lançar seu telefone celular com sistema operacional próprio e de CÓDIGO ABERTO.
Para quem entende de tecnologia, não há duvidas que o iPhone não existe mais.
No mundo dos smartphones, um fator que dificulta e as vezes impede a navegação é a falta do recurso flash player. Até hoje.
O Nexus One (conhecido popularmente como Google Phone) é um telefone celular fabricado pela HTC, porém toda sua parte de software (o sistema Android) foi desenvolvida nos laboratórios do Google, permitindo avanços gigantes na tecnologia móvel. A HTC já havia lançado anteriormente seis telefones com a tecnologia de software do Google, mas só agora veio o que afirmam ser o mais avançado na parceria entre as duas empresas.
O celular tem Bússola, GPS, LEDs de indicação, tela de 3.7 polegadas com sensor de luz e aproximação, e possui codecs tornando possível a leitura de praticamente todo tipo de áudio e vídeo. Sem contar que o código aberto permite a evolução desenfreada do software com cada vez mais funções, sem precisar pagar por isso ou trocar de aparelho.
A câmera tem 5 megapixels (não ouvi falar sobre interpolação, por enquanto não sabemos ao certo) e grava vídeos em MP4 (um formato muito mais potente do que o comum 3GP). Vamos às especificações:
* Sistema operacional: Android 2.1
* Capacidade: 512 MB ROM (Flash) / 512 MB RAM / 4GB microSD (expansível até 32 GB)
* Recursos adicionais: AGPS, Bússola digital, Acelerômetro, Posicionamento por wi-fi
Físicas
* Altura: 119 mm
* Largura: 59,8 mm
* Espessura: 11,5 mm
* Peso: 130 g (com bateria)
Tela
* Tecnologia: AMOLED
* Display: 3,7 polegadas
* Resolução: 800 x 480 pixels
* Tempo de resposta: 1 ms
* Contraste: 100.000 x 1
Câmera
* Resolução: 5 megapixels
* Flash: LED
* Zoom: Digital 2x
* Captura de vídeo: 720 x 480 pixels, 20 fps
* Recursos: Foco automático e sincronização AGPS.
Bateria
* Tempo de conversação: até 10 horas
* Tempo em Stand-by: até 290 horas
* Tempo de uso wi-fi: até 6,5 horas
* Tempo de uso 3G: até 5 horas
* Tempo de uso com reprodução de áudio: até 20 horas
* Tempo de uso com reprodução de vídeo: até 7 horas
O cômico nisso tudo, é que a história se repete. O Google faz como a Microsoft no ramo dos celulares, aposta mais no software do que no hardware.
Os celulares da Nokia, LG, Samsumg, estão cada vez mais ultrapassados por conta de funções e não por câmeras potentes e processamento rápido.
Acreditamos que a partir de agora sim, a guerra entre os telefones celulares chegue a um nível aceitável vez que o sistema tem código aberto e os fabricantes de celular podem utilizar o Google Android em seus telefones também.
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário só aparecerá aqui no BlooTI após aprovado por nossa equipe.