Ontem, dia 20 de Setembro, a Intel lançou o Pentium G6951 um novo processador disponível apenas nos EUA, Canadá, Países Baixos e Espanha no momento por motivos de teste de aceitação dos usuários.
Processador de baixo custo, preço máximo de U$ 99,00 com especificações básicas de 2.8 GHz socket 1156 e 512kb de Cache L2 compartilhado com os 2 Núcleos, até aqui tudo bem um processador comum, porem, ele vem com recursos bloqueados que podem ser "liberados" a partir da compra de um cartão, valor de U$ 50,00, processo semelhante ao que fazemos hoje para recarregar celular por exemplo, que ao adquirir o cartão "raspa" uma parte no qual lhe traz um código que ao inserir-lo através de um software você libera certos recursos no processador como: Memória Cache L3 de 1mb e a tecnologia Hyper-Threading (HT)...
Segue uma foto do cartão no qual libera tais recursos.

Um recurso parecido como esse conhecido como binning no qual "bloqueia-se" certos recursos do processador, são impostos pelos fabricantes após testes de estabilidade no processador e com isso eles desativam alguns recursos após detectar defeitos, para que eles possam ser vendidos a um preço menor.
Já esse novo conceito difere no fato de que suas restrições não foram feitas pra garantir estabilidade do processador e sim para comercialização.
Se levarmos em consideração clientes que normalmente adquirem um equipamento com recursos básicos pelo menor preço, mas que futuramente percebem a necessidade de realizar um upgrade, se esse upgrade for possível como acima citado sem a necessidade da troca hardware e sim com uma simples configuração no processador isto facilitará muito a vida de usuários com pouco conhecimento técnico e garantirá um maior conforto na hora de atualizar os recursos de hardware de seu equipamento.
Acredito que um ponto negativo a que devemos analisar é que se esta tecnologia não tornar-se exclusiva a processadores e se estender a outros hardwares como por exemplo: HD, Memória, Placa de vídeo... não seria tão interessante como parece, tendo em vista que geraria muita confusão aos usuários finais.
Imagine só a festa que seria para os “Crackers” de plantão... não é mesmo Sr @eltongermano
Artigo por Kayã Stewart, todos os direitos reservados.
Twitter: @kst3wart ; @blooti
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário só aparecerá aqui no BlooTI após aprovado por nossa equipe.