Quando se trata de celulares e smartphones equipados com tela de toque (ou em inglês touchscreen) duas tecnologias são muito utilizadas pelos fabricantes: Resistiva e Capacitiva. Neste post você pode acompanhar o que são, os prós e os contras de ambas.
Resistiva:
Funciona resistindo fisicamente à pressão do seu dedo. Isto é, são várias camadas de tela uma sobre a outra criando um sanduíche de circuitos. Estes, quando pressionados um contra o outro detectam onde foi feito o toque e enviam para o programa do celular as coordenadas. É uma tecnologia que na linha dos smartphones é utilizada somente nos mais simples a fim de barateá-los.
É conhecida por ser imprecisa e dar defeito, o que nem sempre é verdade: Somente os aparelhos sem marca possuem tecnologia resistiva ruim, os fabricantes como LG, Nokia e Samsung sabem utilizar muito bem esse recurso e quando inserido em seus telefones funciona muito bem.
Prós:
- Devido à necessidade de pressão, dificilmente acontecem toques não desejados da palma da mão ou de sua orelha.
- Para tocar na tela com precisão, podem ser utilizados utensílios como caneta “styllus”, caneta esferográfica, tampa de caneta, prego, parafuso, palito de dente, enfim absolutamente qualquer coisa.
- Tem um preço convidativo.
- Quando de qualidade não deixa a desejar na sensibilidade, sendo confundida facilmente com a capacitiva, que é mais sensível.
Contras:
- Em todos os aparelhos da China e em alguns de fabricantes conhecidos a tela fica devendo na sensibilidade. Ás vezes tendo que apertar um “botão” com força, e ficando sempre na dúvida se o clique funcionou ou não quando não há vibração de toque no aparelho.
- Calibração: Como a tecnologia funciona com várias camadas de circuitos, ela necessita sempre de calibração. Isso porque caso o calor expanda ou diminua uma dessas camadas ou ainda caso uma delas se mova, haverá diferença entre o local que você tocou e o local que o telefone entende que foi tocado. Se o processo de calibração não for feito com freqüência pode acontecer de o toque ficar tão desalinhado que não será possível sequer acessar a opção de calibração.
Capacitiva:
Funciona utilizando a capacidade de condução do dedo humano. De forma simplificada, é como se uma corrente elétrica passasse o tempo todo pela tela e seu dedo a interrompe, dando assim as coordenadas do toque. Essa tecnologia é o que permite a utilização de mais de um toque ao mesmo tempo na tela: o “multitouch”.
Prós:
- Tela totalmente sensível e precisa, facilitando a utilização do aparelho, digitação de texto, e controle de jogos.
- Não necessita de calibração.
Contras:
- Além dos dedos, não é possível utilizar qualquer objeto para tocar na tela. É preciso uma caneta “styllus” específica para telas capacitivas, que custa facilmente três vezes o valor da comum.
- Se você utilizar uma calça ou bermuda com tecido fino, pode ser que a tela seja pressionada no bolso por conta da condução da sua perna então não fique tão tranqüilo a ponto de guardá-lo com a tela liberada.
- Como a tela funciona por condução e não por pressão, a palma da sua mão é capaz de fazer chamadas enquanto você segura o aparelho. E se o mesmo não possuir um bom sensor de proximidade para desativar a tela, colocá-lo na orelha durante a ligação pode acabar desligando a chamada.
- Não é possível utilizá-las utilizando luvas, exatamente pela maneira condutiva de funcionamento.
Cabe à você verificar qual é a melhor opção para seu bolso e dedos !
Artigo por Lucas Leal.
Resistiva X Capacitiva: Qual a melhor tela de toque ?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Lado bom da tela capacitiva é que ela dura muito mais, já as resistivas apresentam problemas com facilidade. Posso afirmar isto com toda certeza, trabalho em um Call Center e recebemos muitas reclamações referentes a Touchscreen resistivo, já o capacitivo o número de reclamações é quase 0.
ResponderExcluirRealmente, inclusive a qualidade dos materiais é incomparável ... é só perceber que a resistiva AFUNDA rs
ResponderExcluirRealmente as telas resistivas ficam muito ruins com o tempo, eu tenho um celular da lg o E300 Wink TV Digital, e no inicio ele era bom, depois ficou muito ruim, e a calibração tem que ser feita regularmente pq ele perde a área de toque e acaba selecionando outra tarefa, na proxima fez vou comprar um aparelho com tela capacitiva de toque!!!
ResponderExcluir