A Origem / Inception - Gráfico e teoria definitiva

Se você não viu o filme não continue pois o post só será coerente para quem já viu (se para quem já viu precisa de gráfico, imagina pra quem não viu) e se mesmo assim quiser continuar, aviso que tem SPOILERS (se não quer saber a história, não veja).

E se você viu e quer continuar na dúvida do que aconteceu também não veja, essa teoria a seguir é definitiva.

Pessoal, tudo que vem a seguir é fruto de de intensas (e muito) discuções sobre o filme com 2 colegas. Nós criamos teorias tão mirabolantes quanto você possa imaginar e as destruímos também, a fim de definir o que de fato aconteceu na história. De qualquer maneira, se alguém acreditar que estamos enganados, pode comentar e caso encontre furos na única teoria válida para nós, iremos repensar.

Vamos entender primeiro como a missão aconteceu:



Agora que já entendeu a missão, vamos quebrar algumas teorias, definir a nossa, e provar que o gráfico acima está correto ...

Um dos gráficos teóricos na internet apresenta que não existe nivel 4 de memória de Cobb, mas sim o limbo diretamente.
Essa teoria está incorreta por dois motivos:
1 - Cobb e Ariadne não morrem, logo, não foram para o limbo e sim para um próximo nível. Se Fischer estava lá, é porque também não tinha morrido.
2 - Cobb e Ariadne sabem que estão sonhando no nível 4, logo não é o limbo pois no limbo você fica tão longe da realidade que acredita estar nela.

O nível 4 é arquitetado totalmente pela mente de Cobb (sua memória, já que ele não sonha mais) porque Ariadne não tinha desenhado esse nível.

Como sei que Cobb não esteve sonhando desde o começo do filme ?
Fácil, no começo do filme ele o tempo todo roda o pião que seria seu totem e ele cai, e além disso ele não projeta seu anel de casamento pois no mundo real Mal não está viva.

Mas e se Cobb estivesse sonhando quando pegou o pião ? Isso é como 'criar' um totem novo dentro do sonho.
Não, pois o objeto continua sendo o mesmo e continua válido. O totem só não pode ser tocado na realidade pois assim ele sofreria projeção da pessoa que o tocou quando dentro de um sonho. Uma vez sonhando, sem problemas. Tanto que no fim ele é tocado por Saito e continua girando sem parar.

Mas e se Cobb entrou no sonho em algum momento do filme e a missão toda nem aconteceu de verdade ?
Isso é impossível, pois no avião ele está sem aliança, logo, ele está na realidade.

Mas no fim os filhos dele estão do mesmo tamanho e com a mesma roupa que ele lembrava, como sei que não é uma memória ?
Primeiramente eles estão com a mesma roupa mas não com os mesmos sapatos. E além disso, não sabemos quanto tempo passou no mundo real, pode ter sido 2 dias, 1 semana, 3 anos. A idade dos filhos não pode ser determinada assim.

Então o fim é real ?
Sim, o fim é real. E no fim ele está sem aliança.

Artigo por Lucas Leal dos Santos, todos os direitos reservados.

1 comentários:

  1. Até prefiro assim mesmo, acho que um segundo filme para explicar o primeiro não daria muito certo. Acabaria estragando até mesmo o primeiro.
    Acredito nesse "final".

    ResponderExcluir

Seu comentário só aparecerá aqui no BlooTI após aprovado por nossa equipe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...